Joalheria Ouro Prata

Joalheria Ouro Prata

Site da Joalheria Ouro Prata

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pratas e Pratas - Diferença entre as Pratas

Bom... Esse post é um pedido especial da TsunadeDono , do Fórum Hipertrofia e irá tratar das diferenças entre as pratas.

A Prata é um metal maleável, portanto, para um melhor resultado final nas jóias, é necessário adicionar pequena quantidade de COBRE.
A prata é classificada como:
- PRATA 950 significa que contém apenas 5% de liga de cobre e 95 % de prata pura.
- A PRATA 925 é aquela que contém apenas 7,5% de liga de cobre e 92,5 % de prata pura.

Ambas, são as ideais para a fabricação de jóias artesanais. Apresentam alto brilho e ótimo grau de dureza e também são chamadas de PRATA DE LEI.

Esse termo é devido ao reio de Portugual, Dom Afonsto II, que no século XIII promulgou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata.
Era em conformidade com essa lei a liga de prata que contivesse, no mínimo, 80% de prata pura em sua composição.

As pratas que não são "Pratas de Lei", são as chamadas "pratas baixas", as ligas com teor inferior a 925 gramas de prata por mil gramas.

A prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso usado por homens e mulheres desde a antigüidade.
É extremamente errado considerar jóias em prata como semijóias ou bijuterias.
Essa denominação de "semijóia" somente é adequada quando se trata de peças banhadas em prata e não peças maciças. (Na humilde opinião dessa webdesigner, falar em "semijóia" é tão fora de propósito como falar em ovos semi-estragados, mulher semi grávida ou pedras semi preciosas.)

A prata pura ou prata fina possui o teor de pureza igual a 1000 e não se usa na fabricação de jóias, a não ser em casos especiais como filigrana. Peças confecciondas com prata 1000 ficam com um grau de dureza muito baixo e se arranham ou se machucam facilmente.

As ligas mais usadas são:
- Prata 950 - contém 5% de cobre. É a ideal para a fabricação de jóias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.
- Prata 925 - Contém de 7,5% até 8 % de liga de cobre.
* Prata Italiana 925 - 7,5 % de liga de cobre : A Prata 925 Italiana se destaca perante todos os outros tipos de prata, pois recebe um polimento diamantado, o que impossibilita sua oxidacão e a deixa um alto brilho de cor mais clara muito próxima da prata 1000.
- Prata 90 ou 900 - é a de menor valor. Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.

As demais pratas, como prata de Bali ou prata Italiana não possuem muita diferença entre elas e normalmente estão enquadradas em um desses três grupos citados.

Quando for comprar prata de boa qualidade (950/925) exija o certificado de garantia da peça de prata e contra defeitos de fabricação.

Nenhum comentário: